quinta-feira, 13 de maio de 2010

PLANEJAMENTO E POUPANÇA. QUANDO A RAZÃO É DETERMINANTE DAS INVESTIDAS DO IMPULSO.

Poupar e gastar são essencialmente atitudes cerebrais. Segundo reportagem do caderno A20 Ciência, Folha de São Paulo, 25 de abril, neurocientistas da Universidade de Hamburgo, Alemanha, ao observarem a atividade cerebral de voluntários chegaram a conclusão de que o córtex cingulado anterior do cérebro faz as escolhas impulsivas do cérebro enquanto que o hipocampo providencia imagens do futuro tentando contrabalançar as decisões do córtex influenciando-o a se resguardar e antever o futuro. Defendem também os neurocientistas que a atuação destes dois campos cerebrais podem explicar por que as pessoas conseguem se resguardar através da renúncia e flagelo em prol de um mundo melhor no paraíso, céu, da forma como cada um vê o futuro.

O que gostaria essencialmente de ressaltar nestas breves linhas é um resumido parecer sobre a nossa falta de cultura de planejamento e poupança, e contribuir com alguns tópicos básicos afim de poder incutir um pouco destas atitudes tão necessárias à sobrevivência do homem mas por vezes relegada ao esquecimento.

Como já ressaltei, não temos uma cultura de planejamento e poupança em nosso país. A cada ano os bancos demonstram à mídia o alto índice de cheques desprovidos de fundos e cartões de créditos inadimplentes. Em contrapartida a essa dificuldade de saldar em dia tais compromissos, os bancos através da mídia, fomentam o uso de tais meios de créditos criando dessa forma uma bola de neve impagável, escravizando a cada dia os clientes que, por não terem uma mentalidade de planejamento e poupança, os tornam escravos dos seus próprios desejos.

Destaco a seguinte frase do livro “ Quem somos nós “ à pg. 187: “ Bilhões de dólares são gastos para prestarmos atenção em alguma coisa. ( E a palavra chave é pagar.) ” O mercado é ávido para criar desejos afim de preencherem nossos “ vazios “. Bilhões de dólares são gastos para consumirmos. O quanto é gasto para nos planejarmos e pouparmos? Uma quantia muito ínfima deduzo.

Sobre a cultura do planejamento, a Folha de São Paulo trouxe interessante reportagem no caderno cotidiano C6 do dia 9 de maio sobre os 50 anos da pílula. Diz a reportagem que nos países onde é mais fácil o consumo da pílula, até 50% de todas as gerações não são planejadas. Segue a reportagem dizendo que “ a pílula veio para acabar com gestações indesejadas, reduzir o número de divórcios e controlar o crescimento populacional e a pobreza. Até hoje, nada disso aconteceu. Há mais de 100 milhões de mulheres que tomam a pílula no mundo hoje; por outro lado, das 200 milhões de gestações anuais, um terço, ou 75 milhões, não são planejadas “, diz o jornal.

Esta reportagem nos trás um exemplo de que não adianta a ciência contribuir na formulação de meios para controlarmos e inibirmos situações que podem melhorar a vida das pessoas se não houver um forte traço cultural de planejamento que possa ser passado de geração em geração.

Apresentadas estas linhas iniciais, gostaria de elencar algumas iniciativas que podem contribuir no sentido de obtermos um pouco mais de qualidade de vida se soubermos nos planejar e poupar.


ALGUMAS DICAS PARA POUPAR E PLANEJAR


1 – “ Conhece-te a ti mesmo.” Famosa frase de Sócrates que podemos aplicar neste primeiro item.
É necessário que você conheça integralmente sua realidade financeira x seu consumo. Muitas pessoas gastam seus salários sem saberem o que já foi gasto e o que ainda tem pra gastar. Normalmente vão saber quando acaba.

2 - Faça uma planilha num caderno, numa agenda ou até mesmo no Excel, aqueles que souberem fazer. Estou elaborando uma planilha de acordo com as especificações listadas. Posso passar posteriormente.

3 – Liste as despesas fixas ou certas e deduza o saldo do orçamento.

4 – Do que sobrou tente tirar o que puder sem comprometer o restante do mês para colocar em uma poupança.

5 - Do valor líquido restante divida pelo número de dias até o próximo salário. Você obterá um valor líquido diário para se manter, gastar e até economizar.

6 – Tente estabelecer alguns dias da semana como “ gasto zero “, ex.: segunda, quarta e sexta serão meus dias de gasto zero. Quando falo gasto zero seria economizar em restaurante ( levar comida de casa ) e supérfluo. Gastar o essencial do dia como transporte, combustível ou algo inevitável.

7 – Anote todos os gastos do dia na planilha. Todos sem exceção. Ao final do mês fazendo a contabilidade dos gastos você terá uma radiografia real para onde foi seu dinheiro e nesta radiografia você verá onde poderia ter evitado e economizado. Já aviso que o grande vilão é o alimento fora de casa.

8 – Planeje todas as compras com antecipação tais como sapatos, tênis, roupas, perfumes, livros e supermercado. Isso evita muito a compra por impulso e o desfalque no orçamento. Faça seu salário auto-financiar o seu consumo mediante o saldo diário que você estará controlando todo dia. Ex.: se desejar comprar um par de sapatos no valor de R$ 100,00 saiba que ele equivale a (x) dias do orçamento e que poderão ser economizados para adquirir tal produto.

9 – O lugar mais confortável para o cartão de crédito é a gaveta. Os bancos jamais dirão isso mas é o melhor lugar para estar. Cartão de crédito é o verdadeiro inimigo do suado salário. Quando ele chega no começo do mês o cartão o abocanha grande parte. A melhor coisa ainda é deixar o cartão somente para uma necessidade inevitável em que seja necessário parcelar alguma coisa. Compras rotineiras podem ser feitas com a economia do orçamento e adquiridos à vista. Não há coisa melhor do que ter um salário líquido real para se planejar com folga.

10 – Aproveite todas as oportunidades de pedir desconto e obter as vantagens que o mercado pode proporcionar. Quem tem o dinheiro à vista tem o poder. Muita coisa pode ser bem comprada quando se tem o valor integral pra pagar.

11 – Não perca a oportunidade de receber as gratificações e devoluções de créditos quando há esta oportunidade. Para os que moram em São Paulo temos a Nota Fiscal paulista que nos devolve 30% de créditos do ICMS. Peça nota fiscal de tudo sem constrangimento pois é uma obrigação por parte do fornecedor e um direito do consumidor. Os créditos da nota fiscal paulista são devolvidos duas vezes ao ano com o cadastro do contribuinte no site: www.nfp.fazenda.gov.br

12 - No mês subseqüente ao controle onde você terá um conhecimento da situação financeira e seu real consumo, estabeleça metas tais como: este mês não vou passar de ( x ) valor em consumo. Vou economizar em alimento fora de casa ou lazer. É um exercício de economia que você pode migrar para a poupança e vê-la aos poucos crescendo.


Volto ao tema em outra oportunidade sobre como economizar e adquirir outros produtos com mais cautela e planejamento e como fazer uso da lei do consumidor em prol do orçamento.


Um abraço


Livingston Streck ( Consultor jurídico e Consultor para economia doméstica )

Nenhum comentário:

Postar um comentário