domingo, 30 de janeiro de 2011

O GRITO DE HABACUQUE


Quando vemos o mundo se esfacelando em terror e violência, quando a natureza despeja sua fúria e destrói milhares de pessoas, surge uma pergunta básica diante da estupefação humana. Onde está Deus?

Um profeta-filósofo bíblico chamado Habacuque também proferiu esta mesma pergunta mas de forma bem mais ousada. Bradou ele o seguinte: " Até quando clamarei, e não escutarás, Senhor? Ou gritarei a ti: Violência! E não salvarás? " Habacuque 1: 2

É como se hoje gritassemos a Deus cobrando-o de tanta violência, miséria e fome no mundo.

Habacuque, diante da opressão do povo de Judá, não entendeu por que Deus permitiu que um povo escolhido por ele agisse com tanta opressão e injustiça em relação ao seu povo.

Deus então não deixou o ousado profeta sem resposta. Disse a ele que os Caldeus, considerado à epoca um povo bárbaro e feroz, que com sua permissão, iria destruir o povo de Judá e toda a sua injustiça.

Habacuque acha pesado demais a solução de Deus para os problemas levantados por ele. Esperava uma solução mais leve do que ver seu povo sendo trucidado pelos babilônios. Mas reconhece que no final haveria justiça na sua reinvidicação.

Ninguém em sã consciência acha que o mundo terá algum jeito. Tudo está de mal a pior numa crescente decadência humana, moral, espiritual e material.

Famílias inteiras choram seus mortos, a perda de suas casas, seus objetos e a fome em muitos lugares é devastadora. Na africa, a cada 5 segundos morre uma criança de fome.

Os pais do Alexandre, um jovem de apenas 28 anos, o estão enterrando hoje em consequencia de um cancer devastador. Quem sabe devem estar se perguntado aos berros e em lágrimas onde está Deus? Por que um jovem engenheiro com uma vida longa pela frente, que poderia dar netos, dividir muitas alegrias e vitórias, está descendo a sepultura diante da estupidez da morte?

Tal como Habacuque eles também tem o direito de bradarem a Deus a sua dor. Podem perguntar a Deus até quando isso ainda será permitido.

Numa das respostas que Deus concede ao profeta ele diz que " o justo viverá pela fé ". A fé é a resposta para o absurdo e a falta de lógica humana. Por isso que a solução do mundo não será pelo caminho da lógica mas pelo absurdo de Deus. Há que se ter fé para sobreviver.

Habacuque nos dá uma lição de resignação no seu livro. Afronta Deus, discute com Deus, se impacienta com Deus mas o ouve. E num tom de humildade diz: " Eu me colocarei sobre a minha torre de vigia; ficarei sobre a fortaleza e vigiarei, para ver o que ele me dirá e o que terei como resposta à minha queixa." Habacuque 2: 2

Podemos não ter respostas para muitas coisas hoje. Podemos chorar com a nossa dor ou a dor alheia pelas situações que nos acometem. Mas creio que pela fé nada fica ou ficará sem resposta.

E concluo com as palavras de Habacuque quando Deus por fim respondeu as suas indignações: " Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas videiras; ainda que o produto da oliveira falhe, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado do estábulo e não haja gado nos currais; mesmo assim, me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação." Habacuque 3:17,18


Livingston Streck

Nenhum comentário:

Postar um comentário