sábado, 15 de janeiro de 2011

OS MORTOS DO RIO DE JANEIRO E O VESÚVIO DE POMPÉIA



Salvo engano, ano passado houve a tragédia de Angra dos Reis onde a chuva ceifou a vida de centenas de pessoas. Hoje os mortos estão na serra carioca onde já morreram por volta de 600 pessoas, tragédia esta considerada a pior de todos os tempos no país.

A tragédia que ora se repete ocorrerá provalvemente nas chuvas de janeiro do ano que vem. Novas mortes, novos deslizamentos e novos soterramentos. Isto tudo por que há um roteiro escrito da tragédia.

O descaso do poder público com as populações que vivem em áreas de risco, a falta de uma cultura de prevenção e evacuação da população antecipando-se às chuvas e possíveis deslizamentos, são os elementos necessários para o cenário trágico da dor.

Os vivos choram os seus mortos na tv. O espetáculo da barbárie se presta a alavancar audiência como a um Big Brother do terror.

A chuva torrencial que caiu no Rio de Janeiro me fez lembrar das cinzas do Vesúvio em Pompéia. O vulcão do Rio de Janeiro eclodiu do céu ao contrário de Pompéia.

No dia 24 de agosto de 79 d.C., os habitantes de Pompéia foram surprendidos quase que instantaneamente pelas cinzas do Vesúvio quando fugiam. Diz a historia que a maioria conseguiu escapar mas os que morreram ficaram petrificados.

Um relato interessante descoberto pelos arqueólogos diz que os habitantes que morreram ao tentar fugir, ficaram solidificados com os objetos nas mãos durante a fuga. Puseram os objetos em primeiro plano e suas vidas em segundo.

Os mortos do Rio de Janeiro temiam deixar suas casas e objetos. Levaram anos para adquirir suas coisas e não suportaram ter que deixar suas casas para salvarem suas vidas.

Há um Vesúvio invisivel que se esconde nas nuvens do nosso país. Cada ano uma Pompéia renasce nas serras, favelas e periferia das grandes cidades.

O que difere o Vesúvio de Pompéia com a serra do Rio de Janeiro é que os habitantes de Pompéia tinham conhecimento de que as lavas do vulcão estavam extintas. Não sabiam que corriam perigo.

A tragédia do Rio de Janeiro é recorrente. Sabe-se com um ano de antecedencia que pessoas irão morrer soterradas.

O nosso Vesúvio é feito de descaso político, abandono social e ocupação desordenada do solo.

Enquanto nos preparamos para o próximo carnaval as lavas da tragédia brasileira vão se recompondo para o próximo ano.

Livingston Streck

Nenhum comentário:

Postar um comentário