terça-feira, 11 de janeiro de 2011

ABRAÃO, A FÉ E A LOUCURA

A história bíblica de Abraão é uma das mais contundentes para mim quando colocamos o relato dentro da esfera humana e pensamos na sua contemporaneidade.

Tudo em Abraão foge a lógica humana. Já em idade avançada, tanto ele como sua esposa Sara, conformam-se em não poder ter filhos pois Sara é estéril.

Mas eis que Deus, através da palavra, se manifesta a Abraão dizendo: " olha agora para o céu e conta as estrelas, se é que consegue contá-las; e acrescentou: Assim será a tua descendência." ( Gen. 15:5 )

Abraão se vê diante da loucura e da impossibilidade humana mas mesmo assim acabou acreditando na viabilidade da promessa.

O patriarca bíblico é conhecido como o pai da fé, o homem de sujeição incondicional que se permitiu ultrapassar toda a lógica humana.

Era a fé de Abraão um sentimento inerente a sua personalidade? Não, Abraão era lógico, racional e prático. A fé não lhe era muito conhecida. Abraão era fraco e mentiroso.

Dois episódios distintos comprovam a sua falta de fé e mentira. Quando Deus promete dar a ele uma descendência, era através de um filho seu gerado por sua mulher. Mas tanto Sara e Abraão não estavam certos de como esse filho viria em tão adiantada idade que resolveram a questão usando a sua serva que acabou lhe gerando um filho chamado Ismael.

Um segundo episódio aconteceu quando Abraão estava em viagem com sua família. Sua mulher, por ser tão bela, acabou sendo alvo do rei Abimeleque que a tomou para sí pois Abraão havia mentido dizendo que Sara era sua irmã pois temeu ser escravo do rei se tivesse dito que ela era sua mulher. ( Gen.20:2 )

Esta história de cunho contundente, nos mostra o processo de depuração do ser humano. É possível com este aprendizado, acreditar que se pode tirar o melhor do pior. Um homem fraco, sem fé e vacilante, recebe da história a alcunha de pai da fé.

Quando Deus pede que ele sacrifique seu único filho no monte Moriá, Abraão está depurado. Obedece com temor e tremor segundo as palavras do filosófo Sören Kierkegaard.

Abraão dá ao mundo a lição de que não há lógica na fé mas solução e mudança nos problemas humanos a despeito de nossa tão limitada racionalidade.

Livingston Streck

2 comentários:

  1. As questões da fé mesmo a atitude mais moderna, está marcada por séculos de crenças, sangue e equívocos.
    Bruce Feiler em seu livro ABRAÃO nos revela interessantes conteúdos a respeito desse personagem, que se existiu de verdade, não deixou rastros, mas ocupa um lugar divino, sagrado, porque foi a primeira pessoa a compreender que existe um ÚNICO Deus misterioso e exigente.

    Sendo assim, considero as idéias observadas pelo poeta pertinentes e questionadoras, contudo não poderia de deixar a minha contribuição a respeito desse personagem simbólico que através dos mulçumanos e Maomé, dos cristãos e Jesus e judeus para com Moises, pilares das religiões e interligadas ao patriarca comum: ABRAÃO.

    Abraços

    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu blog, os textos são otimos, depois da uma olhada no meu blog tambem você vai gostar dos meus textos.
    http://derlandreflexivo.blogspot.com/

    ResponderExcluir